Animação.

Estou selecionando material sobre animação para trabalhar com os professores da minha escola. Quero mostrar para os alunos que existem formas simples de animação.

Oficina Técnica de Animação - Festival de Inverno de Itabira




Animação Com areia:









Gosto de animação, mais até do que fazer filme. Encontrei um site americano que facilita muito o trabalho, e como sou "boazinha", ensino o caminho das pedras.

   TUTORIAL 
 
Como fazer uma animação no http://www.xtranormal.com/index

1 – Acesse o site e crie uma conta. Canto superior direito “ CREATE ACCOUNT”, verifique a mensagem de confirmação no seu e-mail e faça o login.
2 – Após fazer o login, clique em “MAKE MOVIES”, na nova tela, você tem vários “showpacks”, são pacotes de cenários, personagens e sons para você escolher.  Escolha o que mais te agrada, e clique em uma das opções “1 ACTOR” ou “ 2 ACTOR”.
3 – Após clicar, pode aparecer uma janela com uma mensagem em inglês. Clique em OK
4 – A tela que se abre é onde vai criar sua animação. Primeiro você deve explorar as opções de cenário e personagens. Observe que na parte inferior da tela tem “DESIGN THE SCENE”,  onde você escolhe cenário (clique no 1º quadradinho), sons ambientes e fundo musical (2º quadradinho), e personagens ( 3º e 4º quadradinhos).
5 – Você tem a opção de mudar a voz  e o idioma do personagem, observe a janela “Give your actor a VOICE”, clique a setinha para escolher outras opções.
IMPORTANTE : não há voz de homem em português, só de mulher.

6 – Ao definir cada detalhe mencionado clique no botão “ APPLY”, assim você vai salvando suas alterações.
7 – Hora de escrever o roteiro e o diálogo, sugiro que faça isso num editor de texto, como o Word, vá anotando também as expressões de rosto e corpo que você imagina.
8 – Agora vamos inserir este diálogo na nossa animação. Na tela, na parte de cima da tela, ao lado do cenário está escrito “WRITER THE SCRIPT”, é aí que vamos colocar o roteiro que você no Word, clicando em cima de um personagem abre um balão. Minha sugestão é ir copiando e colocando os diálogos que estão no arquivo do Word.
9 –Do lado esquerdo de onde você digitou os diálogos está escrito “DIRECT THE ACTION”, é aqui que você vai dar vida aos personagens. Para inserir qualquer destes itens, você deve clicar e arrastar.
  10 - Você deve inserir os movimentos de câmera . Ao clicar na câmera, arrastá-la e possicioná-la, abre uma janelinha com as possibilidades de ângulo da câmera.Não esqueça de clicar em “APPLY”.
 Se você achar que esta parte é chata e quiser pular, a última opção nesta lista de ícones é a “MAGICAM”, uma câmera automática que decide os ângulos por você. Você pode clicar nela para ganhar tempo, e ainda sim, utilizar a câmera lá de cima para conseguir efeitos especiais.
11 -  O segundo ícone de lista corresponde aos movimentos de corpo dos personagens. Mesmo esquema do item 10. O legal é que você pode inserir vários movimentos em sequência.
12 – 3º ícone – expressões de rosto, mesmo procedimento do item 10
13 – 4º ícone – direção do olhar do personagem.
14 -5º ícone – movimentos de braço e mão.
15 -  6º ícone – pausa
16 – 7º ícone – sons diversos

18 – Para visualizar as alterações que você tem feito, observe que no canto inferior direito, há um botão escrito “PREVIEW”, CLIQUE NELE .
19 – Embaixo dele está “PUBLISH”,  este é o botão para publicar sua animação na internet, esta opção não está disponível, pois é paga.
20 – Por último “SAVE”, aqui você salva seu trabalho para continuar depois.
ATENÇÃO:  você salvou sua animação, e quer continuar a trabalhar nela, é só ir na barra de opções no alto da página, e clicar em  “MY MOVIES”. Na página que abriu, na parte inferior, clique na opção “IN PROGRESS”.

IMPORTANTE:  A versão gratuita do site não permite salvar no seu computador e nem publicar na internet. Sugiro um atalho para isso.
A)     Escolha um bom programa que baixe vídeos da internet. Dos programas que testei, só consegui baixar minha animação com o programa  BYWIFI: ACELERADOR DE VÍDEO, o programa é gratuito e está disponível em http://www.baixaki.com.br/download/bywifi-video-streaming-downloader.htm . Este programa baixa o vídeo para uma pasta que ele mesmo cria chamada BYWIFI SHARE.
B)     Baixe a animação. Quando você baixa, ela vem em formado FLV. Pronto, você pode ver sua animação no seu computador, ou até editá-la no Movie Maker, mas para isso, precisará convertê-la.
Aí está o resultado da minha primeira animação . Espero que gostem. 








Para quem quiser mais informações, aqui vão algumas dicas.
Outro material interessante você encontra em http://evtdigital.files.wordpress.com/2009/12/guia_e_manual_xtranormal.pdf